-
Arquitetos: Reinach Mendonça Arquitetos Associados
- Área: 421 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Isabella Shih e Tony Chen
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 2016 a Escola de Música ESPAÇO MUSICAL decidiu instalar-se em nova sede - uma casa tradicional no bairro de Vila Madalena, em São Paulo, numa esquina entre uma rua movimentada e uma viela de pedestres.
Esta casa possuía uma garagem em nível com a rua e uma área térrea toda mais elevada, acessada por escada externa. Havia um gradil junto à calçada, e um muro alto separando o recuo de frente da viela lateral de pedestres. O partido arquitetônico foi criar uma grande fachada em cobogós protegendo a estreita varanda que existia entre sala e frente do lote, e ainda eliminar gradil e muro lateral, no sentido de conectar toda a frente com os espaços públicos.
O novo cobogó daria identidade e visibilidade ao conjunto - que com a ausência de barreiras ficaria todo mais integrado às áreas comuns da cidade.
Na antiga garagem criou-se uma sala envidraçada voltada para a rua para apresentações comunitárias. No andar elevado distribuíram-se as inúmeras células de aula, com dimensões variadas – desde pequenos espaços para aulas individuais até salas maiores para prática de conjunto.
Um pergolado lateral coberto com vidro, definiu a principal circulação entre os diversos espaços da escola. Nos fundos, o projeto de um grande auditório e demais ambientes de apoio (estúdio de gravação, sanitários e lanchonete) completaram o conjunto.
Por fim, o jardim lateral voltado para a viela, foi valorizado com um deck de madeira, de onde a audiência aprecia apresentações coletivas, tanto do auditório envidraçado como das salas maiores, com portas retráteis também de vidro, voltados para este pátio generoso.
Pisos e portas em amarelo e grafite dão identidade visual ao conjunto, assim como tratamento acústico primoroso garante a qualidade do uso de todos os espaços simultaneamente.